Este Blog, criado com a finalidade de estar levando o conhecimento à Comunidade sobre este assunto: DROGAS
Estaremos aqui reunindo artigos, materiais, informações, enfim, tudo aquilo que acreditamos ser importante a propagação pela rede. Mais uma vez usando a Tecnologia a favor da Informação, neste caso promovendo a Humanização através da Internet.
De maneira voluntária estaremos divulgando as ações do Projeto Girassol.

Magda Soraia Delfino (Conselheira em Dep. Química/ Conselheira da Saúde de Macaé)

sexta-feira, 13 de julho de 2007

DIA 12 DE JULHO MUDANÇAS, O TEMPO MOSTRARÁ A DIFERENÇA...

Algo realemente indicutível, até o dia 12 de julho de 2007, havia uma diferenciação no Atendimento aos "Clientes acolhidos pelo Projeto Girassol.

Até o dia 12 de julho de 2007, a Sra. Magda Soraia Delfino, idelializadora e vivenciadora desta questão, estava a frente da Coordenação deste Projeto.

Existe uma grande diferença entre "Acolher um Cliente" e "Atender um Paciente", para os bons entendedores, fica essa reflexão.

E para entender melhor essa questão, caros leitores deste blog de informações sobre drogas e outras substâncias, se atente as linhas a seguir...


PROJETO GIRASSOL - HISTÓRICO

Projeto Girassol, idealizado originalmente sob o nome de “Projeto Cata-Vento”, em 2004, foi idealizado pela Sra. Magda Soraia Delfino, dependente química em recuperação, que depois de Reinserida Socialmente, sentiu necessidade de integrar-se na missão de resgate e acolhimento de todas as pessoas que se encontram em situações semelhantes as que ela outrora vivenciou, tendo sua vida desestruturada e desorganizada, em função dos prejuízos acarretados pelo abuso e dependência de substâncias psicoativas.

Desde o momento que se Reintegrou Socialmente, a Sra. Magda Soraia Delfino, se tornou uma grande defensora da causa, mesmo sem um grau de estudo elevado, capacitou-se em inúmeros cursos de Dependência Química, como Conselheira em Dependência Química pela empresa de Contexto Consultoria e Empreendimentos Ltda., Cursos de Prevenção a Dependência Química em Diversas Cidades do Brasil, Cursos de Elaboração de Projetos, e outros, além de ser profunda conhecedora das leis humanitárias, sem mesmo ter feito algum curso de Direito. Tamanha é sua devoção à causa, hoje ela participa de diversos Conselhos: Conselho Municipal da Saúde, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescente, já foi tesoureira do Conselho Municipal Anti-Drogas, e hoje como Conselheira em Dependência Química, atua na Comunidade Terapêutica Sobriedade e Vida – CTSV Macaé.

Solicitando colaboração na elaboração do Projeto Inicial, o “Projeto Cata-Vento”, às pessoas que possuíssem os conhecimentos técnicos necessários, e que fossem envolvidas com a causa, percebeu-se a grande oportunidade de maior abrangência do Projeto, e conseqüentemente com o respaldo das Leis Federais, Estaduais e Municipais, no que diz respeito às Prevenções Secundária e Terciária de Dependência Química. Já no ano 2006 o “Projeto Cata-Vento”, passou a se chamar “Projeto Girassol”.

Os esforços para que se inicie a execução das ações do Projeto foram inúmeros, foi necessária muita articulação, discussão, enfim, tudo que fosse necessário para que o “Projeto Girassol” saísse do papel e efetivamente fosse concretizado. No ano de 2005 o Projeto foi apresentado à Prefeitura de Macaé, através do Conselho Municipal Antidrogas, onde foi aprovado no orçamento do Plano Plurianual na Lei das Diretrizes Orçamentárias, de acordo com a Lei Orgânica Municipal e Lei Federal. O Quadro de Detalhamento da Despesa aprovado pela Câmara e sancionado pelo Prefeito de Macaé, vindo a tornar público no Diário de Macaé “JORNAL O DEBATE”, em 28 de dezembro de 2005 para o exercício de 2006.
Em abril de 2006, foi eleita uma nova Diretoria 2006/2007 dentro do Biênio 2005/2007, que criou uma Comissão dentre seus respectivos Conselheiros com a finalidade de atualizarem dentro da realidade apresentada a idealização do Projeto Girassol. Em Junho de 2006 de acordo com a Lei Municipal 2294, Art.23, parágrafo 2º , foi dada a Posse ao atual Gestor do FUNDMAD/MACAÉ, ao Sr. Élio Tavares Lessa, pelo Exmo. Sr. Prefeito Riverton Mussi Ramos, e posteriormente realizada alteração na Lei Complementar nº 019/2000 e da Lei 2004/2002, pela Lei Complementar nº 066/2006.

LINK:http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=4933

Passado o ano 2006 até janeiro de 2007, a comissão não conseguiu se reunir. A Posse do Gestor, incentivou alguns Conselheiros a implementarem a Política Pública Municipal de Prevenção Integral de acordo com o SISNAD. Posteriormente a Conselheira/ Tesoureira do COMAD/MACAÉ a Sra. Magda Soraia Delfino solicitou por escrito através de memorando ao Conselheiro Presidente do COMAD/MACAÉ, o Dr. Vinicius Pinto da Silva, a Formação da Comissão de Implantação e Manutenção dos Projetos Girassol e Prevenção Primária.

No Mês de Abril, o Projeto Girassol começou a funcionar em instalações físicas próprias, na Rua Duque Caxias, nº 67, no Bairro Visconde de Araújo, nesta cidade. Com praticamente toda a infra-estrutura física e de profissionais necessários para o atendimento inicial da demanda recebida. Isso só sendo possível através dos Recursos Disponibilizados pela Prefeitura de Macaé.

Infelizmente ou felizmente, algo que somente o tempo irá mostrar, a partir do dia 12 de julho de 2007, A SRA. MAGDA SORAIA DELFINO, grande defensora da causa, idealizadora e a pessoa responsável pela busca de recursos para a implantação e manutenção do PROJETO GIRASSOL, foi distituida da Coordenação deste Projeto Girassol, que até esta data estava dando resultados positivos.

Através de um documento de oposição a Sra. Magda Soraia Delfino, onde não foi dado a chance da mesma se defender. Foi posto em votação no Conselho Municipal Antidrogas, onde foi votado e decidido o afastamento da Coordenação tendo como fundamento este Dossiê.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
"O bem mais precioso do universo é a vida. E o homem, sem dúvida. Mas os bens mais preciosos do homem constituem o amor e a amizade, a relação ser humano - ser humano, seu maior capital.
Quando a vida humana, bem mais precioso entre todos os demais, nada mais vale, é sinal de que o homem deve parar e fazer profunda reflexão, porque chegou ao fundo do abismo e há que se repensar o sentido de todas as coisas!
O homem está perdendo a verdadeira dimensão da vida. A corrupção, a bandalheira, a mentira, a mesquinhez são os ingredientes de seu dia a dia, tornando-o infenso aos mais sacros princípios do bem viver O que se pode esperar, ao se defrontar com os fatos mais escabrosos que envergonhariam até nossos ancestrais das cavernas, como o estupro de pobres e indefesas crianças, uma mísera mãe ser assassinada por um tiro perdido, na frente de sua filha, pessoas serem mortas apenas porque vivem, famílias inteiras serem dizimadas, os "carecas" surgirem, de repente, neste País, com o ânimo de discriminar e fazerem o mal, batalhões de famintos e miseráveis, despidos de um mínimo de dignidade, porque tudo lhes foi subtraído, e assassinos confessos e criminosos contumazes receberem as benesses negadas às suas vítimas?
É preciso, pois, que a sociedade sã reaja, imediatamente, a esses descalabros, antes que seja tarde demais! Não há como relevar, sob pena de o homem sucumbir, em vista de sua própria omissão!"

Professor Leon Frejda Szklarowsky

Nenhum comentário: