Este Blog, criado com a finalidade de estar levando o conhecimento à Comunidade sobre este assunto: DROGAS
Estaremos aqui reunindo artigos, materiais, informações, enfim, tudo aquilo que acreditamos ser importante a propagação pela rede. Mais uma vez usando a Tecnologia a favor da Informação, neste caso promovendo a Humanização através da Internet.
De maneira voluntária estaremos divulgando as ações do Projeto Girassol.

Magda Soraia Delfino (Conselheira em Dep. Química/ Conselheira da Saúde de Macaé)

terça-feira, 3 de julho de 2007

30 de junho - Projeto Girassol e Brigada Ambiental

Mais uma vez o Projeto Girassol esteve presente no Curso da Brigada Ambiental.
Através de Palestras, expondo as questões do uso e abuso de Substâncias Químicas.





Atualmente, o mundo todo vivencia de forma intensa o fenômeno da globalização da economia, que sob uma ótica simplista pode ser vista como a organização de empresas e economias em escala planetária. É possível perceber que esse fenômeno causa grande impacto na sociedade, uma vez que altera todo o processo produtivo e as relações sociais que nela se estabelecem. Além disso, em decorrência do desenvolvimento tecnológico, uma parte da mão-de-obra está sendo excluída do mercado formal de trabalho, passando a atuar no setor informal ou em setores da economia que não exigem do trabalhador maior qualificação. Entretanto, alguns postos de trabalho exigem maior qualificação profissional e trabalhadores bem preparados, capazes de criar e de lidar com situações inesperadas e com desafios. Nesse contexto, faz-se necessário que o trabalhador esteja mais bem preparado para o mercado de trabalho em constante transformação.

Um dos fatores importantes para o bom desempenho profissional do trabalhador é a manutenção de sua qualidade de vida, traduzida no equilíbrio das diversas dimensões que o envolvem, principalmente no que diz respeito à saúde e ao estilo de vida.
É necessário registrar que a preocupação com o consumo de substâncias psicoativas intensificou-se no mundo inteiro, particularmente nos países desenvolvidos, a partir dos anos 60.
O que são substâncias psicoativas? Faça uma pesquisa a respeito e relacione o maior número possível de tais substâncias, evidenciando seus efeitos sobre o ser humano.
No Brasil, em que pese a seriedade com que o tema vem sendo discutido pelas autoridades, é freqüente a divulgação de reportagens sobre drogas, com um grande espaço na mídia ocupado por informações centradas em procedimentos curativos. Tal fato se reflete nas políticas propostas para atacar o problema, que se caracterizam por priorizar, quase que exclusivamente, medidas repressivas.
A definição de políticas específicas para a solução do problema deve considerar a múltipla e complexa determinação da situação das drogas, que é um problema que se estrutura em torno de pelo menos três elementos fundamentais: a substância, o usuário e o contexto sociocultural.
O conhecimento da situação do consumo de drogas no Brasil, sobretudo no âmbito do trabalho, necessita de análise mais abrangente e profunda, com vistas ao conhecimento dos impactos e prejuízos causados às empresas, o que poderá apontar para uma abordagem mais próxima da realidade, imprescindível para o sucesso das políticas implementadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dependência do álcool é a terceira doença que provoca maior número de mortes em todo o mundo, seja de forma direta, pela degeneração orgânica, seja indiretamente, por acidentes diversos. A dependência do álcool e de outras drogas está relacionada a aspectos físicos, psicológicos e sociais, que devem ser considerados e compreendidos em qualquer nível de intervenção, seja ela preventiva, terapêutica ou reabilitadora.

Quais seriam as outras causas? Que tal uma pesquisa a respeito?
Estatísticas globais indicam que existem no Brasil em torno de 15 milhões de dependentes do álcool, representando aproximadamente 10% da população brasileira. Estima-se, no entanto, que essa porcentagem é bem superior, uma vez que importante parcela das ocorrências registradas refere-se ao diagnóstico de patologias correlatas ou decorrentes do uso abusivo do álcool.

Segundo dados da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas (Abead), de 1990, o alcoolismo é o terceiro maior motivo para absenteísmo ao trabalho e a oitava causa para concessão de auxílio-doença pela previdência social. Cerca de 75% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais e 39% das ocorrências policiais estão associados ao uso de álcool. Se a isso for acrescida a destinação de 32% dos leitos hospitalares em psiquiatria e de 40% das consultas psiquiátricas a pacientes com abuso de álcool, é possível estimar que os custos diretos e indiretos com o consumo de álcool possam equivaler a 5,4% do PIB brasileiro.
As empresas têm notado que o uso abusivo do álcool e de outras drogas é um problema que afeta grande número de trabalhadores, e que o excesso e a freqüência desse abuso reduzem a eficiência e a segurança no trabalho (54% dos acidentes de trabalho decorrem do uso abusivo de álcool). A dependência crônica promove a desagregação familiar e leva à marginalização social.
FONTE: http://www.informacao.srv.br

Nenhum comentário: